Newsletter da AFPLP
Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
Text
20 de abril de 2024
Text

Notícias da AFPLP

Text
GUARDE A DATA

Congresso Mundial AFPLP 2018 entre 3 e 5 de Outubro em Cabo Verde

O XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa organizado pela Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) já tem local e data marcada!
Terá lugar nos dias 3, 4 e 5 de Outubro 2018 na cidade da Praia, na ilha de Santiago em Cabo Verde.
Esta data reveste-se de grande importância uma vez que se celebram os 25 anos da AFPLP. Marque na sua agenda e não falte!
Text

Notícias dos Membros

Text
CABO VERDE

Órgãos sociais da OFCV tomam posse sob o compromisso da “União, Integração e Valorização Profissional”

Iniciando um novo ciclo na história da classe farmacêutica cabo-verdiana e com o objetivo de criar uma organização que esteja em sintonia com os anseios da categoria, a Bastonária da OFCV, Maria da Luz Leite, e os demais Órgãos Sociais tomaram posse sob o compromisso da “União, Integração e Valorização Profissional”.
Text
PORTUGAL

Ordem dos Farmacêuticos de Portugal em visita oficial a Cabo Verde

A Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, na sequencia da eleição dos Órgãos Sociais da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, fará uma visita de cortesia ao arquipélago para apoiar e conhecer o sector farmacêutico cabo-verdiano, entre os dias 2 e 5 de Abril. No âmbito desta visita realiza-se também o 1° Encontro Luso-Cabo-Verdiano, na tarde do dia 4 de Abril, com enfoque particular na integração do Farmacêutico nos sistemas de Saúde, no seu papel profissional nas áreas da farmacovigilância e das análises clínicas.
Text
BRASIL

Profissões da saúde deflagram movimento contra cursos predominantemente EaD

A tecnologia é um meio, uma ferramenta destinada a agregar valor à educação, não podendo ser considerada um fim pelas instituições formadoras e nem pelas autoridades da área da educação. Este foi o entendimento unânime durante o encontro sobre o ensino à distância na graduação em saúde, promovido dia 24 de fevereiro, em Brasília, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS).
Text
PORTUGAL

Ordens profissionais da Saúde promoveram debate sobre financiamento do setor

As Ordens profissionais da área da Saúde – Biólogos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos, Médicos Dentistas, Médicos Veterinários, Nutricionistas e Psicólogos – convocaram a sociedade portuguesa para um debate sobre “O Futuro do Financiamento da Saúde em Portugal”, no dia 4 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Pela importância atribuída ao evento impelido, dinamizado e organizado pela Ordem dos Farmacêuticos com o apoio das restantes Ordens da área da saúde, estiveram presentes o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na sessão de abertura, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento.
Text
BRASIL

CFF comemora mais uma decisão favorável à Resolução n° 585/13

Uma boa notícia para festejar neste carnaval! Graças à vigilância incansável e à defesa contundente que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) mantêm em relação aos ataques à profissão farmacêutica, mais uma vez a Justiça Federal decidiu pela manutenção em vigor a Resolução CFF n° 585/13, que dispõe sobre as atribuições clínicas do farmacêutico.
Text

Notícias Farmacêuticas

Text
CABO VERDE

Proposta de Regulamento de alteração aos Termos da AIM em consulta

A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), em conformidade com os seus Estatutos e no cumprimento do seu papel de regulação e monitorização do mercado de medicamentos e produtos farmacêuticos, concebeu e submeteu à consulta pública a proposta de Regulamento de alteração aos Termos da AIM.
Text
PORTUGAL

Governo firma acordos com representantes das farmácias e da indústria farmacêutica

O Ministério da Saúde assinou um acordo com a Associação Nacional das Farmácias e com a Associação de Farmácias de Portugal que prevê a participação destas unidades em programas de saúde pública e uma maior articulação com o SNS em áreas e programas considerados prioritários. No mesmo dia, foi também assinado um novo acordo com a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica que define as metas dos encargos públicos com medicamentos para o corrente ano.
Text
MOÇAMBIQUE

Campanha contra venda ilegal de medicamentos

As autoridades moçambicanas lançaram uma camapanha de sensibilização contra a venda ilegal de medicamentos no país, medicamentos que são desviados dos hospistais ou com origem no tráfico nas fronteiras.
Text
ANGOLA

Apreendidas grandes quantidades de medicamentos

Mais de dois mil volumes de medicamentos de origem duvidosa foram apreendidos, entre os meses de Janeiro e Dezembro de 2016, em diversas farmácias da província do Cuando Cubango, numa acção coordenada pela Direcção Provincial de Inspecção da Saúde.
Text
SÃO TOMÉ E PRíNCIPE

Doença rara em São Tomé é celulite necrotizante e já afectou 1500 pessoas

Especialistas nacionais e da OMS desconhecem ainda o agente patológico.
O Ministério da Saúde de São Tome e Príncipe disse nesta quinta-feira, 2, que a chamada "doença desconhecida" que já afectou perto de 1500 pessoas no país chama-se celulite necrotizante, mas que ainda se desconhece o agente patológico.
Text
MOÇAMBIQUE

Epidemia de cólera em Moçambique

Dados divulgados pela directora nacional adjunta de Saúde Pública indicam a existência de 216 doentes com cólera e já foi confirmada uma morte. Em conferência de imprensa em Maputo, Maria Benigna Matsinha revelou que as zonas afectadas são as cidades da Maputo, Matola e Nampula.
Text
GUINÉ-BISSAU

Sociedade civil da Guiné-Bissau cria gabinete de apoio ao utente dos serviços de saúde

Organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau criaram um gabinete de apoio aos utentes dos serviços de Saúde Pública com o qual querem contribuir para o melhor atendimento dos cidadãos nos hospitais e centros de saúde.
Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: + 351 213 400 635
E-mail: geral@afplp.org
Text