Newsletter da AFPLP
Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
Text
29 de março de 2024
Text

Notícias da AFPLP

Text
MEDICAMENTOS FALSIFICADOS

Conheça a resolução da AFPLP e a checklist de inspeção visual

A falsificação de medicamentos, foi um dos pontos da agenda da última assembleia geral da AFPLP. Nesta reunião foi aprovada uma resolução em que a associação define sua política de atuação na área e expressa o seu apoio e colaboração com as iniciativas internacionais de combate ao problema, entre as quais, as campanhas da Federação Farmacêutica Internacional (FIP). Além da resolução a AFPLP disponibiliza também uma ferramenta para inspeção visual de medicamentos, por meio do qual os farmacêuticos poderão colaborar na identificação dos produtos falsificados.
Text
GUARDE A DATA

Congresso Mundial AFPLP 2018 entre 3 e 5 de Outubro em Cabo Verde

O XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa organizado pela Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) já tem local e data marcada!
Terá lugar nos dias 3, 4 e 5 de Outubro 2018 na cidade da Praia, na ilha de Santiago em Cabo Verde.
Esta data reveste-se de grande importância uma vez que se celebram os 25 anos da AFPLP. Marque na sua agenda e não falte!
Text

Notícias dos Membros

Text
CABO VERDE e PORTUGAL

Cidade da Praia acolhe o “I Encontro Luso-Cabo-Verdiano do Sector Farmacêutico”

No dia 4 de abril de 2017, a cidade da Praia acolheu o I Encontro Luso-Cabo-verdiano do Setor Farmacêutico, sob o lema “Reflexões sobre a Profissão Farmacêutica ao Serviço da Saúde Pública”. O evento foi realizado no âmbito da visita oficial da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal (OFP) ao sector farmacêutico de Cabo Verde que decorreu nos dois dias antecedentes.
Text
BRASIL

Medicação segura: CFF adere ao desafio global da OMS para 2017

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos. Para lembrar a data, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com os conselhos regionais dos 26 estados e do Distrito Federal, adere ao Desafio Global lançado no dia 29 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As entidades conclamam os farmacêuticos e demais profissionais da saúde de todo o país a trabalhar pela meta de reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos, nos próximos 5 anos.
Text
PORTUGAL

Publicados novos regulamentos da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal

Foram publicados a 12 de abril, em Diário da República, quatro regulamentos da Ordem dos Farmacêuticos que entraram em vigor no dia seguinte: Regulamento Disciplinar, Regulamento de Admissão, Regulamento de Quotas e Taxas e Regulamento do Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira.
Text
PORTUGAL

Acordo: Enfermeiros prestam serviços nas farmácias

A Ordem dos Enfermeiros (OE) e a Associação Nacional das Farmácias (ANF) assinaram um memorando de cooperação com o objectivo de implementar cuidados de enfermagem na rede nacional das farmácias.
Text
BRASIL

CFF abre encontro sobre logística reversa e descarte de medicamentos

Foi aberto, em Brasília, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Encontro Interinstitucional sobre a Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos no Brasil. O evento, que reuniu representantes de órgãos governamentais e de entidades profissionais e da sociedade civil organizada, foi coordenado pelo do Grupo de Trabalho (GT) sobre Descarte de Medicamentos e Logística Reversa do CFF. O objetivo foi debater e apontar soluções ao problema do descarte inadequado de medicamentos no país.
Text
PORTUGAL

Ordem dos Farmacêuticos analisa testes à vitamina D

Em apenas dois anos, a despesa do Serviço Nacional de Saúde com vitamina D aumentou 600%. Um cenário que acontece depois de publicitado um estudo que dá como certo que a maioria dos portugueses têm falta de vitamina. No entanto, um outro estudo feito com as mesmas pessoas e com kits diferentes dá outros resultados.
A Ordem dos Farmacêuticos está a analisar a forma como são feitos os testes à vitamina D.
Text

Notícias Farmacêuticas

Text
DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A MALÁRIA

Malária é problema de saúde pública em Moçambique e Angola

Moçambique e Angola estão entre os oito países com mais mortes por malária no mundo, representando, juntos, 7 por cento das vítimas, de acordo com o relatório anual da Organização Mundial da Saúde divulgado em Dezembro de 2016.
Text
GUINÉ BISSAU

Governo da Guiné-Bissau distribui mais de um milhão de redes mosquiteiras contra paludismo

O Ministério da Saúde da Guiné-Bissau anunciou que vai distribuir mais de um milhão de redes mosquiteiras impregnadas de longa duração para prevenir e combater o paludismo. Segundo o diretor-geral para a Promoção e Prevenção da Saúde, Nicolau Quintino de Almeida, a distribuição das redes mosquiteiras é feita através do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo e vai decorrer em três fases.
Text
MOÇAMBIQUE

Parlamento moçambicano aprova lei visando controlar a qualidade dos medicamentos

A Assembleia da República de Moçambique aprovou em Maputo a Lei de Medicamentos, Vacinas e Outros Produtos Biológicos para Uso Humano, visando controlar a qualidade e circulação de medicamentos.
Defendendo a pertinência da lei, aprovada com os votos a favor das três bancadas da Assembleia da República, a ministra da Saúde de Moçambique, Nazira Abdula, afirmou que, com o instrumento legal, as autoridades estarão também em condições de combater o desvio de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Text
CABO VERDE

Sistema Nacional de Farmacovigilância de Cabo Verde instituído pelo Decreto-Lei n° 17/2017

O Decreto-Lei n° 17/2017 (B. O. n° 19/2017, I Série, de 17 de abril) estabelece o Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) e foi aprovado em Conselho de Ministros no dia 16 de fevereiro de 2017.
O SNF é uma estrutura organizacional integrada em rede, que abrange um conjunto de regras e meios materiais e humanos, cujo objetivo é promover a utilização segura e racional de medicamentos através da integração das atividades de farmacovigilância nas diversas etapas da cadeia de utilização do medicamento e na prática clínica; da avaliação e comunicação apropriadas dos riscos e da efetividade dos medicamentos usados; bem como da promoção da educação, formação e conhecimento em Farmacovigilância.
Text
ANGOLA

Investigação sobre ensino e desenvolvimento profissional farmacêutico é premiada

Com a presença do Vice-Presidente da Republica de Angola, teve lugar no passado dia 7 de Abril, no Centro de Convenções de Talatona, Luanda, a Cerimónia de entrega dos "Prémios CEDUMED 2017 Multiperfil" em que a Doutora Alina de las Mercedes Martinez Sanchez se classificou em segundo lugar nas categorias de investigação científica e de Formação.
Text
BRASIL

Brasil tem 59 mil farmácias que vendem controlados

Ao todo são 59.162 farmácias e drogarias que vendem medicamentos controlados e antibióticos. Números são do SNGPC, sistema que controla a venda desses medicamentos. Os medicamentos controlados são aqueles que só podem ser comprados com apresentação de uma receita especial em duas vias ou com talonário. Essa categoria inclui medicamentos com tarja preta e os de tarja vermelha.
Text
CABO VERDE

ARFA promove sessão de esclarecimentos aos operadores de Produtos Cosméticos

A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) realizou, no dia 11 de abril de 2017, o primeiro encontro com os operadores de produtos cosméticos. Decorrido na sequência da publicação do regulamento que estabelece as normas específicas das atividades ligadas aos produtos cosméticos, aprovado através da Deliberação n° 12/2016 do Conselho de Administração da ARFA (B.O. n° 9, II Série, de 24 de fevereiro de 2017), o encontro teve o objetivo de apresentar as instruções aos operadores, bem como os formulários aplicáveis, disponibilizados no sítio eletrónico da ARFA.
Text
MOÇAMBIQUE

Polícia desativa clínica caseira e detém médico e enfermeiros falsos em Manica

A Polícia da República de Moçambique (PRS) na província de Manica, desativou uma clínica clandestina, que operava há 12 anos numa residência na zona de Muda-Serração (Gondola), e deteve um médico e dois enfermeiros falsos, além de apreender grandes quantidades de fármacos, quase todos fora do prazo de uso desde 2015.
Text
BRASIL

Anvisa firma convênio com a USP para projeto de rastreabilidade de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmou a 19 de Abril um convênio com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver um projeto-piloto de rastreabilidade de medicamentos. O modelo está sendo elaborado a partir da Lei 13.410 de 2016, sancionada nos últimos dias do ano passado.
Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: + 351 213 400 635
E-mail: geral@afplp.org
Text