Newsletter da AFPLP
Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
Text
22 de novembro de 2017
Text

Notícias da AFPLP

Text
Farmácia em Português

Cabo Verde assume presidência da AFPLP

Os membros da Associação dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) estiveram reunidos em Assembleia Geral, no dia 12 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, à margem do Congresso Nacional dos Farmacêuticos de Portugal, para eleger os novos órgãos sociais da associação. A presidência é agora assumida por Cabo Verde, país responsável pela organização próximo Congresso Mundial, entre 3 e 5 de outubro, na cidade da Praia.
Text
GUARDE A DATA

Congresso Mundial AFPLP 2018 entre 3 e 5 de Outubro em Cabo Verde

O XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa organizado pela Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) já tem local e data marcada!
Terá lugar nos dias 3, 4 e 5 de Outubro 2018 na cidade da Praia, na ilha de Santiago em Cabo Verde.
Esta data reveste-se de grande importância uma vez que se celebram os 25 anos da AFPLP. Marque na sua agenda e não falte!
Text

Notícias dos Membros

Text
Farmácia em Português

Países lusófonos destacam-se no Congresso Mundial de Farmacêuticos

A Ordem dos Farmacêuticos de cabo Verde é o mais recente membro aprovado para integrar a Federação Internacional Farmacêutica (FIP). Walter João, do Conselho Federal de Farmácia do Brasil, e Luís Lourenço, da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, receberam o reconhecimento FIP Fellowship durante a cerimónia de abertura do 77° Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas que decorreu em Seul, na Coreia do Sul entre 10 e 14 de setembro. Dos resultados do Congresso destacam-se ainda as recomendações sobre o controlo da resistência antimicrobiana e a resposta dos farmacêuticos em situações de catástrofe.
Text
PORTUGAL

Congresso Nacional dos Farmacêuticos portugueses contou com participantes e oradores lusófonos

Organizado pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, o evento subordinado ao tema “Medicamentos para Todos”, contou com a presença de profissionais, empresas, autoridades, representantes do governo e demais parceiros da área da saúde para analisar os desafios dos sistemas de saúde e debater propostas e sugestões de melhoria, ao nível nacional e global. A Ordem dos Farmacêuticos convidou os farmacêuticos lusófonos a estar presentes e estimulou a participação de colegas que vieram de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Text
BRASIL

Quatro decisões judiciais reafirmam autoridade técnica do farmacêutico

Em quatro decisões, a Justiça brasileira reafirmou a competência e a autoridade técnica do farmacêutico. Uma delas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pacifica definitivamente uma controvérsia que durava há anos.
Text
PORTUGAL

Nova sede da Ordem dos Farmacêuticos no Porto acolhe 2° Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa

O novo edifício da Secção Regional do Norte (SRN) da Ordem dos Farmacêuticos (OF) foi oficialmente inaugurado a 11 de outubro, com a presença ilustre de representantes dos países de língua Portuguesa. Nos dias seguintes este edifício acolheu XXI Jornadas Científicas de Análises Clínicas, este ano em associação com o 2° Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (2° CCQL-PLP), organizado em conjunto com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, e com o apoio da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Biólogos. Em paralelo, decorrem também as X Jornadas Ibéricas de Análises Clínicas, em parceria com a Asociación Española del Laboratorio Clínico (AEFA).
Text
BRASIL

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

O I congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontece de 15 a 18 de novembro em Foz do Iguaçu (PR), tem como tema “Farmacêutico das Américas: cuidar, inovar e educar”. Este evento alberga ainda o I Congresso Pan-Americano sobre o Uso Racional de Medicamentos, o I Congresso Latino-Americano de Estudantes de Farmácia, o II Congresso Brasileiro de Farmácia Estética, o II Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos e o III Encontro nacional de Educadores em Farmácia Clínica.
Text

Notícias Farmacêuticas

Text
PORTUGAL

Aprovados diplomas que criam carreira de farmacêutico

Os diplomas que criam a carreira de farmacêutico foram aprovados nesta quinta-feira em Conselho de Ministros, como pretendia o sindicato do sector, que chegou a agendar uma greve para este mês, posteriomente desmarcada. Os diplomas visam a autonomização e enquadramento da carreira de farmacêutico e asseguram que os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passam a ter um percurso comum de progressão profissional.
Text
ANGOLA

Sílvia Lutucuta é a nova Ministra da Saúde e promete assistência médica de maior qualidade

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, reconheceu que o sector precisa de um esforço redobrado em várias vertentes, para garantir a contínua redução da mortalidade materno-infantil e a melhoria das condições de trabalho dos funcionários e da assistência médica e medicamentosa aos utentes das unidades sanitárias públicas.
Text
CABO VERDE

É preciso mais investimento no combate ao cancro

Apesar de tudo o que já foi feito, e da palavra de ordem ser prevenção, um bom programa de deteção precoce precisa-se. E com o aumento de cancros, na linha do que acontece em todo o mundo, há que pensar e investir a sério no tratamento da doença em Cabo Verde. Um centro multidisciplinar de tratamento é um sonho que a oncologista Hirondina Spencer acalenta, até porque não se pode ignorar o drama social, económico e pessoal da evacuação. Mesmo com parcos recursos, é hora de insistir nos esforços contra uma doença que mata cerca de 350 cabo-verdianos por ano e leva mais de duas centenas para o exterior.
Text
MOÇAMBIQUE

Na lista da praga “morte negra”

Moçambique está entre os nove países identificados pela Organização Mundial de Saúde como uma das áreas prioritárias a preparar-se para a praga que se está a espalhar por Madagáscar. A doença já ceifou 124 vidas em Madagáscar desde 1 de Agosto, e há cerca de 1200 suspeitas de casos até ao momento. Além de Moçambique, a OMS colocou também a Etiópia, Quénia, Maurícias, Ilhas Reunião, Seychelles, África do Sul e Tanzânia na lista dos países que têm que se preparar para a praga.
Text
GUINÉ-BISSAU

PJ apreende medicamentos falsificados em Bissau e Gabu

A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu no âmbito da operação "Morte Lenta" centenas de medicamentos falsificados em Bissau e Gabu, no leste do país, disse hoje fonte daquela força policial. Os medicamentos foram apreendidos porque as pessoas que os estavam a comercializar não tinham as faturas da sua compra, nem os certificados de qualidade, explicou a mesma fonte.
Text
SÃO TOMÉ E PRíNCIPE

Continua a registar novos casos de celulite necrotizante

São Tomé e Príncipe continua a registar o aparecimento de novos casos de celulite necrotizante, doença que ataca os membros inferiores e que já afetou milhares de pessoas no país, disse este sábado fonte hospitalar à agência Lusa.
Text
BRASIL

Países da CPLP assinam em Brasília acordo para bancos de leite humano

Os estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram um acordo de cooperação para a implantação de bancos de leite humano. O Brasil será o responsável pela transferência da tecnologia para Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Text
ANGOLA

Grupo farmacêutico internacional investe quase 14 milhões de euros em Angola

A Shalina Healthcare, um grupo farmacêutico com sede no Reino Unido, centro de operações no Dubai e fábricas na índia e na China, lidera este investimento, que prevê a compra da África Pharmacy, uma empresa angolana que desde 2002 distribui medicamentos e produtos farmacêuticos, possuindo 10 armazéns em todo o país. Além disso, o contrato com a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), prevê a construção, implementação e exploração de um novo centro de distribuição de produtos farmacêuticos na província de Luanda.
Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: + 351 21 340 06 17
Fax:+ 351 21 340 07 77
E-mail: geral@afplp.org
Text