Newsletter da AFPLP
Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
Text
26 de abril de 2024
Text

Notícias da AFPLP

Text
Farmácia em Português

Assembleia Geral da AFPLP a 30 de outubro, no Porto, Portugal

A Próxima Assembleia Geral da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa decorre já no próximo dia 30 de outubro de 2019, pelas 15:00, na Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos (Porto), em Portugal.

Esta Assembleia Geral terá como objetivo a Eleição para os órgãos sociais da AFPLP para o biénio 2019-2021, ditando a liderança da Associação para os próximos 2 anos. Da Ordem de Trabalhos, consta ainda a apresentação do relatório do Conselho de Administração 2017-2019, a análise e votação da proposta de Resolução “Contributo dos Farmacêuticos nas Políticas de Saúde”, e ponto da situação do associativismo profissional e da actividade farmacêutica nos países da AFPLP.

No dia 31 de outubro, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) organizará o evento SNS 40 anos, na Sede da Secção Regional do Norte da OF, que pretende relevar o papel do Serviço Nacional de Saúde, no ano em que comemora o seu 40° aniversário.
Text
Farmácia em Português

XIV congresso AFPLP com data marcada!

O XIV Congresso Mundial dos Farmacêuticos de Língua Portuguesa já tem data marcada: dias 7, 8 e 9 de maio 2020, em Lisboa, Portugal.

O XIV Congresso Mundial da AFPLP decorre a par com a edição 2020 do Congresso Nacional dos Farmacêuticos, organizado pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal.

Durante três dias, o Centro de Congressos de Lisboa recebe o maior evento português do setor farmacêutico. O tema "Abrir horizontes. Fazer acontecer." dará o mote para um debate sobre os desafios da profissão e dos sistemas de saúde na próxima década.

Integrado neste evento, o XIV Congresso Mundial dos Farmacêuticos de Língua Portuguesa contará com um Simpósio de alto nível, a Assembleia Geral da AFPLP, e sessões paralelas relativas aos vários setores de atividade da profissão farmacêutica no espaço da lusofonia.

Fique atento – as novidades estão a chegar!
Text

Notícias dos Membros

Text
PORTUGAL

Eleições na Ordem dos Farmacêuticos

Ana Paula Martins foi reeleita Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF) para o triénio 2019-2021, naquele que será o seu segundo mandato como representante dos farmacêuticos portugueses.

O processo eleitoral para escolha dos novos órgãos sociais da OF – Órgãos Nacionais, Regionais e Colégios de Especialidade – que teve lugar a 9 de fevereiro, primou este ano pela diferença, tendo sido introduzido pela primeira vez a possibilidade do voto eletrónico (que mereceu a preferência de 80% dos farmacêuticos que participaram neste ato eleitoral).

Text
CABO VERDE

OFCV elege novos órgãos sociais para o triénio 2019-2022

No dia 06 de abril de 2019, os Farmacêuticos cabo-verdianos escolheram, através de ato eleitoral, os órgãos sociais da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV) para o triénio 2019-2022.

O sufrágio elegeu a Dr.° Marcília Baticy Fernandes, a nova Bastonária da OFCV, encabeçando a lista única que se apresentou às eleições realizadas no dia 06 de abril.

Recorde-se que, na história recente da OFCV, esta é a segunda vez que os Farmacêuticos cabo-verdianos são chamados à urna, após a eleição realizada em 2016, que elegeu a primeira Bastonária, Dr.° Maria da Luz Leite.


Text
ANGOLA

OFA organiza 4° semana da Farmácia Angolana

A 4° Semana da Farmácia Angolana realiza-se em Luanda, de 23 a 27 de setembro de 2019. O evento, promovido pela Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA), com o apoio do Ministério da Saúde / Direcção Nacional de Medicamentos e Equipamentos e da Associação dos Profissionais de Farmácia de Angola (Assofarma), reunirá, na capital, centenas de farmacêuticos, profissionais de farmácia e outros técnicos de saúde provenientes de todo o país, e ainda convidados do mundo lusófono.

A Semana constitui um grande fórum de interacção entre a comunidade farmacêutica, para troca de experiências profissionais e científicas.
Text
SÃO TOMÉ E PRíNCIPE

São Tomé e Príncipe regista 300 novos casos de malária por ano

Ministro da Saúde considera a situação “preocupante”, prometendo investimento do governo no combate e prevenção da doença. Fim de apoio de Taiwan ajudou ao aumento.

Os casos de malária em São Tomé e Príncipe aumentaram nos últimos quatro anos, registando-se três centenas de casos por ano, disse aos jornalistas o ministro da saúde, Edgar Neves.

"Desde 2014, [a malária] tem aumentado. Nós temos o trabalho feito, conhecemos os números e em média foi aumentando 290 a 300 casos por ano”, disse Edgar Neves, no final de um encontro no sábado com responsáveis de vários setores.


Text
CABO VERDE

Farmacêuticos já têm Código Deontológico

No quadro das suas atribuições, publicadas em seus Estatutos, Lei n° 87/VIII/ 2015, de 14 de abril, cumpre à Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV) a defesa e a promoção da ética da deontologia e a qualidade profissional dos farmacêuticos.

Assim, atendendo que exercício da atividade farmacêutica, como qualquer exercício profissional, possui uma dimensão ética que deve ser regulada por um Código Deontológico, a OFCV elaborou e propos ao Governo o Código Deontológico que rege a profissão farmacêutica em Cabo Verde, publicado através do Decreto-lei n° 12/2018, B. O. n° 16, de 07 de março.

O Código Deontológico traduz-se num conjunto de normas de comportamentos cuja realização não só é recomendável como deve servir de orientação e motivação no decorrer no exercício da profissão, tendo sempre presente o elevado grau de responsabilidade que nele se encerra e o dever ético de a exercer com maior diligência, zelo e competência.
Text
BRASIL

Educação farmacêutica em debate resulta no livro “Formação Farmacêutica no Brasil”

"Inovar e integrar para bem formar" foi o tema da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica e do X Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia que tiveram início no dia 5 de junho em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo do evento passou por discutir, com professores, estudantes e coordenadores de curso, a inovação e a integração dos eixos: Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde considerados estruturantes para os cursos de Farmácia e que devem ser implantados até outubro de 2019, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Text
GUINÉ BISSAU

Guiné-Bissau: Hepatites representam “grave problema de saúde pública”

Na Guiné-Bissau, as Hepatites representam “um grave problema de saúde pública”, por não existir até à data, um “programa específico” de controlo dessa doença, disse a Ministra da Saúde Pública, Magda Robalo, na sua mensagem a 28 de julho, por ocasião da celebração do dia Mundial das Hepatites.

Para colmatar essa lacuna, Magda Robalo informou que se perspectiva a readequação dos serviços do Ministério, através de unidades de infeciologia, de modo a gerir e dar respostas que permitam melhorar as suas intervenções e perseguir as metas da eliminação da doença até 2020.
Text
MOÇAMBIQUE

Setor farmacêutico português apoia vítimas do furacão Idai

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) é uma das entidades envolvidas na “Operação Emergência Abem: Moçambique”, coordenada pela Associação Dignitude, para garantir cuidados de saúde e acesso a medicamentos à população afetada pelo furacão Idai.

"Depois da fase de emergência imediata, vem agora a fase mais exigente de controlo da epidemias e prestação de cuidados aos sobreviventes afetados pelo Idai. Neste momento estamos em fase de identificação de necessidades e coordenação com entidades responsáveis em Portugal e Moçambique”, explicou o porta-voz da operação, Hélder Mota Filipe, presidente do Conselho para a Cooperação da OF.

Entre as entidades envolvidas nesta operação estão também a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Health4MOZ, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Fundação Ageas Portugal, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias, estando aberta à participação de outras organizações dos sectores social e da saúde.
Text

Notícias Farmacêuticas

Text
Farmácia em Português

Projecto BERC-Luso desenvolve estudo lusófono de capacitação ética e regulamentar

O projeto BERC-Luso (Biomedical Ethics and Regulatory Capacity Building Partnership for Portuguese Speaking African Countries), que visa a capacitação ética e regulamentar na área do medicamento nos países lusófonos, organizou um primeiro simpósio internacional no passado dia 6 de junho, para debater as melhores práticas internacionais em matéria de investigação clínica. O evento juntou representantes dos parceiros do projeto – Cátedra UNESCO de Bioética, Comissão de Ética para a Investigação Clínica, Infarmed e Ordem dos Farmacêuticos –, juristas e embaixadores dos países africanos de língua oficial portuguesa envolvidos – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique – para debater o quadro ético e regulamentar das respetivas comissões de ética e autoridades nacionais do medicamento.
Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: + 351 213 400 635
E-mail: geral@afplp.org
Text