Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
26 de abril de 2024
Text
 
Text

À conversa com…

À conversa com…

Entrevista a Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal

Text
A AFPLP entrevistou a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal (OFP), e esteve à conversa sobre os temas da atualidade em Portugal. Entre os maiores desafios da profissão farmacêutica, as grandes aprendizagens da pandemia de COVID-19, e um olhar para o futuro, Ana Paula Martins partilha a sua visão de setor farmacêutico em Portugal. 

Leia a entrevista na íntegra aqui.
 
Text

Eventos nos países da AFPLP

Text

ANGOLA
Eventos nos países da AFPLP

Angola inaugura depósito de vacinas e arranca com campanha de vacinação

A ministra da Saúde angolana inaugurou dia 2 de março o depósito central de vacinas de Angola, no dia em que foram vacinados os primeiros angolanos contra a doença.

"Esperamos receber, até ao final de junho, 6,4 milhões de doses desta vacina e outras que estiverem disponíveis, o que permitirá cobrir as necessidades da primeira etapa do plano de vacinação da COVID-19 do Ministério da Saúde cobrindo 20% da população nacional", declarou.


Mais informações aqui
Text

BRASIL
Eventos nos países da AFPLP

CFF debate qualidade da formação farmacêutica no Ministério da Educação

Representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF) fizeram uma visita ao Ministério da Educação (MEC), no dia 2 de março, para tratar da qualidade da formação profissional do farmacêutico no ensino de graduação e de pós-graduações em Farmácia.

O secretário-geral do CFF, Erlandson Uchôa, que representou a Diretoria do CFF na reunião, reforçou ao Ministro da Educação que o curso de Farmácia, pelas suas características de formação, tem como foco central o ser humano. Por isso, Erlandson argumentou que o CFF considera inviável o desenvolvimento da graduação não só em Farmácia, mas em todas as profissões da área da saúde, na modalidade de ensino à distância. “O ensino em Saúde faz-se com prática e esta não se realiza à distância. O conselho tem sido incansável, por meio da Comissão de Ensino Farmacêutico (Comensino) e da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF), na defesa do ensino presencial como pré-requisito para a qualidade da formação farmacêutica”.

Mais informações aqui
Text

CABO VERDE
Eventos nos países da AFPLP

Cabo Verde organiza webinar sobre regulação em tempos de pandemia

No quadro das celebrações do Dia Mundial da Saúde, a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) vai realizar um Webinar com o tema “A regulação em tempos de pandemia”, a ter lugar no dia 06 de abril de 2021, a partir das 09h00.

A sessão de abertura ficará a cargo do Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo Nascimento do Rosário, e do Presidente do Conselho de Administração da ERIS, Dr. Eduardo Tavares.

Leia mais aqui

Text

GUINÉ-BISSAU
Eventos nos países da AFPLP

Atividades da Ordem dos Farmacêuticos e Técnicos de Farmácia da Guiné-Bissau

O Ministério da Saúde Púbica da Guiné-Bissau concedeu um espaço para a instalação da primeira Sede oficial da Ordem dos Farmacêuticos e Técnicos de Farmácia da Guiné-Bissau (OFTEC-GB). Relembramos que a OFTEC-GB realizou primeiras eleições no dia 24 de outubro de 2020, tendo sido eleita como Bastonária a farmacêutica Zeferina Gomes da Costa.

Os Farmacêuticos Guineenses participaram na formação de formadores sobre os processos e métodos de vacinação contra a covid-19 estando a vacinação prevista para começar em breve. Está desta forma prevista a participação dos farmacêuticos no combate à pandemia.
Text

MOÇAMBIQUE
Eventos nos países da AFPLP

AFARMO e MISAU organizam campanha de sensibilização ao público

A Associação de Farmacêuticos de Moçambique (AFARMO), organiza, em parceria com o Ministério da Saúde de Moçambique, uma campanha de promoção da saúde e prevenção da doença, sensibilizando o público em geral sobre os conselhos a tomar relativos à infeção por SARS-CoV-2, e as ações a tomar em caso de teste positivo de COVID-19.
Text

PORTUGAL
Eventos nos países da AFPLP

Ordem dos Farmacêuticos de Portugal discute novo Código Deontológico

As Assembleias Regionais e a Assembleia Geral da Ordem dos Farmacêuticos (OF) que decorreram durante o mês de março, analisaram a proposta da Direção Nacional relativa ao novo Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos.

O Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos é uma das mais relevantes disposições legais sobre o exercício da atividade farmacêutica, que consagra valores, princípios e normas que orientam a atuação destes profissionais de saúde.

Leia a notícia completa aqui.

Text

SÃO TOMÉ E PRINCIPE
Eventos nos países da AFPLP

Vacinação contra a COVID-19 iniciada em São Tomé e Príncipe

Em STP o processo de vacinação contra a covid19 teve o seu início no dia 15 do corrente mês, onde as primeiras pessoas a serem vacinadas foram a Sua Excelência o Sr. Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, Ministra de Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidade Edite Tem Jua, o Ministro da Saúde Doutor Edgar Neves e os demais profissionais de saúde. No dia seguinte, foi a vez da Sua Excelência o Sr. Presidente da República Evaristo Carvalho.
 
Text

A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

Text

ANGOLA
A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

Angola recebeu mais 200 mil doses da vacina contra a COVID-19

Angola recebeu, no princípio da tarde de 25 de março, 200 mil doses de vacina da Sinopharm contra a Covid-19, doadas pela China.

Trata-se da segunda remessa para o país, depois de, no dia 2 de março, ter recebido um lote de 624 mil doses, no âmbito da iniciativa COVAX, tendo sido o primeiro país da região da África Oriental e Austral a receber vacinas da COVAX contra a COVID-19.

Mais informações aqui.
Text

BRASIL
A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

Ministério da Saúde reitera farmacêuticos na prioridade para a vacina

O Ministério da Saúde (MS) emitiu um ofício às Coordenações Estaduais de Imunizações, reiterando as orientações técnicas sobre a vacinação do grupo prioritário dos Trabalhadores da Saúde, na Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19. No ofício, além de evidenciar os farmacêuticos desses estabelecimentos, o Ministério da Saúde inclui académicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios na prioridade.

Mais informações aqui
Text

CABO VERDE
A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

Comissão Nacional de Farmacovigilância de Cabo Verde

Os membros da Comissão Nacional de Farmacovigilância de Cabo Verde realizaram a sua quinta reunião ordinária no dia 11 de fevereiro de 2021.

Os representantes da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV), da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), do Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) - Políticas de Saúde e Políticas da área do Medicamento -, dos Hospitais Centrais (Hospital Agostinho Neto), dos Gestores de Riscos e da Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC), reuniram-se através de uma plataforma de reuniões online, adaptando-se ao atual contexto de pandemia.

Leia mais aqui


Text

GUINÉ-BISSAU
A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

Vacinação contra a COVID-19 na Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebeu a 20 de março, 12000 doses de vacinas da Astra Zeneca através de um processo de doação do grupo Sul-africano MTN que, através da União africana está a apoiar no combate à pandemia pela Covid-19.

Considerando que a iniciativa COVAX irá garantir a vacinação de 20% da população estando prevista a receção de 120 mil doses de vacinas até ao final de maio de 2021, o Alto Comissariado para a Covid-19 e o Governo continuam a mobilizar esforços junto de diferentes parceiros para completar a necessidade em vacinas de modo a atingir o objetivo de uma cobertura vacinal de 70%. Esta necessidade de reforço faz-se sentir tanto em termos de linhas de financiamento para aquisição de vacinas como para custos operacionais de implementação da própria campanha de vacinação. Neste aspeto se inclui a necessidade de seringas, cuja primeira entrega de 56 000 foi feita através da UNICEF no âmbito da iniciativa COVAX.
Text

MOÇAMBIQUE
A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

Moçambique arranca toma da segunda dose da vacina contra a COVID-19

A administração da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus a 29 de março, em Moçambique e deverá abranger mais de 60.000 profissionais de saúde, anunciaram as autoridades.

"Apanhando as duas doses a eficácia da vacina na proteção do indivíduo é máxima. Portanto, recomendo a todos os colegas a irem rapidamente apanhar a segunda dose de acordo com o calendário proposto para cada um de nós", disse aos jornalistas Armindo Tiago, ministro da Saúde, após tomar a segunda dose da vacina.

Leia a notícia completa aqui.


Text

PORTUGAL
A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

Câmara de Lisboa lança programa de testagem gratuita nas farmácias

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou o lançamento de um programa de testagem gratuita contra a COVID-19 nas farmácias do concelho. Dirigido a residentes, a partir dos 16 anos, em freguesias com mais de 120 casos por 100 mi habitantes, num investimento estimado de 15 milhões de euros. O programa arranca a 31 de março.

Os testes rápidos antigénio podem ser feitos nas farmácias aderentes e o agendamento pode ser feito por telefone, ou diretamente na farmácia local, ou em qualquer outra da cidade que faça parte do programa. ​Os resultados ficam automaticamente registados, passando a estar acessíveis às equipas de saúde pública. Nos casos positivos, o cidadão será contactado por profissionais do Serviço Nacional de Saúde.
Text

SÃO TOMÉ E PRíNCIPE
A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

A CST EM COLABORAÇÃO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE CONTRA FALSIFICAÇÃO RESULTADOS DE TESTES DA COVID-19

A Companhia Santomense de Telecomunicações (CST), para além do apoio que já tem vindo a dar ao Ministério da Saúde no combate à COVID-19 em todo o território nacional através das comunicações e internet, na passada quinta-feira dia 18 de Março, efectuou mais um apoio, desta feita, contra o crime de falsificação dos resultados dos testes PCR.

Numa cerimónia simples, na sala de reuniões do Ministério da Saúde Director de Marketing e Negócios da CST, Dr. Emery d´Alva, fez a entrega de 3 selos brancos, ao Ministro da Saúde Dr. Edgar Neves, selos e que passam a ser a chancela em todos os resultados dos testes elaborados pelo Laboratório Nacional de Referencia da Tuberculose e na região Autónoma do Príncipe. Após as notícias divulgadas na comunicação social do surgimento que alertaram para os resultados fraudulentos, falsificados de testes da COVID-19 de uma forma simples mas eficaz, a CST tomou a iniciativa e exerceu esforços para colmatar esta situação em São Tomé e Príncipe.
 
Text

Atualidade da Associação

Text

Atualidade da Associação

Reunião do Conselho Diretivo

O Conselho Diretivo da AFPLP reuniu-se virtualmente no dia 28 de janeiro com a representação de todos os países que integram a AFPLP com a exceção de Moçambique. Durante a reunião foram partilhadas informações sobre atividades em curso ou em preparação e discutiram-se questões relativas à implementação de módulos de formação contínua previstos para 2021, o adiamento da retoma do programa de estágios devido à pandemia e o funcionamento de uma rede de Embaixadores da AFPLP com o objetivo de colmatar algumas lacunas de comunicação.
Text

Atualidade da Associação

Rede de Embaixadores da AFPLP

O conceito da criação de uma rede de Embaixadores da AFPLP foi aprovado na Assembleia Geral de 25 de novembro. Realizou-se a 4 de fevereiro a primeira reunião desta rede, presidida pelo Presidente Helder Mota Filipe e com a participação dos representantes de todos os países. Durante a reunião foi salientada a pertinência e relevância desta iniciativa e ficou bem expressa a motivação por parte dos Embaixadores da AFPLP para assumir as funções, colaborando para a melhoria da comunicação e promovendo assim a aproximação dos farmacêuticos dos países da AFPLP.

Leia mais aqui.
Text

Atualidade da Associação

Memorando de Entendimento com a FIP: Webinars

No âmbito do Memorando de Entendimento assinado com a Federação Internacional Farmacêutica (FIP), em novembro do ano passado, por ocasião do XIV Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, foi planificado um programa webinars designado: “Oportunidades e desafios para a profissão farmacêutica no espaço lusófono”

A primeira sessão será dia 31 de março. O tema é a pandemia COVID-19 e o papel que os farmacêuticos desempenham nesta pandemia, com especial enfoque nos países lusófonos.

Saiba como se increver aqui
Text

Atualidade da Associação

Memorando de Entendimento com a FIP: Traduções

Ainda no âmbito do Memorando de Entendimento assinado com a Federação Internacional Farmacêutica (FIP), em novembro do ano passado, por ocasião do XIV Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, foi elaborado um plano de traduções de documentos técnicos para português com o objetivo de facilitar a divulgação e utilização destes importantes recursos técnicos no espaço lusófono.

Assim, foi finalizado e divulgado o documento “Doenças transmitidas por vetores: um manual para os farmacêuticos; Prevenção, controlo, gestão e tratamento de doenças”.

Poderá consultar o documento aqui.
Text

Atualidade da Associação

Mobilização de parcerias

Foi editada uma brochura com o objetivo de apresentar a AFPLP, o seu plano estratégico para o período de 2020-2025 e mobilizar parcerias que permitam a concretização do mesmo.

Pretende-se desta forma incentivar parceiros a colaborarem para levar mais longe a missão e a visão da AFPLP promovendo o acesso das pessoas a cuidados farmacêuticos de excelência, a contribuição para o desenvolvimento dos sistemas de saúde em cada um dos países e o reforço da relevância da profissão farmacêutica nos Países Membros da AFPLP.

Leia a notícia completa aqui.

Text

Atualidade da Associação

Formação FIT AFPLP 2021

No âmbito da parceria entre a AFPLP e o Infosaúde, é disponibilizado o programa de formação FIT AFPLP 2021 a todos os Países Membros da AFPLP.

O programa FIT® significa formação, inovação e transformação.

Através desta parceria, o FIT® passa a estar disponível também em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com condições especiais para garantir o seu alargamento a todo o território da AFPLP.

Leia mais aqui.

Text

Atualidade da Associação

AFPLP nas Redes Sociais

No quadro da estratégia de comunicação da AFPLP, foi tomada a decisão de ampliar os meios de comunicação. Para além da revisão do site para disponibilização de mais noticias, atualizações e recursos técnicos, considerou-se pertinente estender a presença da AFPLP às redes sociais.

Em fevereiro de 2021 foram criados os perfis da AFPLP no LinkedIn e no Facebook, que contam com a participação e divulgação por parte de todos os farmacêuticos do espaço lusófono.
Text

Atualidade da Associação

Olhar para o futuro: YPG e APJF

A AFPLP tem participado de diversas reuniões com a YPG e APJF onde tem ficado patente o potencial de contributo no envolvimento da juventude farmacêutica lusófona no desenvolvimento da profissão.
Text

Atualidade da Associação

Ponto de situação COVID-19 na Lusofonia

A pandemia COVID-19, enfrentada em todo o mundo, está a pôr à prova os sistemas de saúde e a desafiar o exercício profissional do farmacêutico. Os países lusófonos têm sido também duramente atingidos. Passa por isso a estar disponível, no site da AFPLP, uma compilação semanal de alguns dados que permitem o acompanhamento da situação nos países que integram a AFPLP.

Consulte em http://www.afplp.org/covid/
Text

Atualidade da Associação

Entrevista a Maria da Luz Leite, primeira Bastonária da OFCV

Por ocasião do mês dedicado à mulher, a AFPLP entrevistou a primeira Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV), e esteve à conversa sobre os temas da atualidade no arquipélago. Entre os maiores desafios da profissão farmacêutica no país, as grandes lições aprendidas na pandemia de COVID-19, e um olhar para o futuro, Maria da Luz Leite fala-nos sobre uma perspetiva positiva, unificadora e construtiva do setor farmacêutico em Cabo Verde. 

Leia a entrevista na íntegra aqui.
Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: +351 935 010 490
E-mail: geral@afplp.org
AFPLP.
Não receber mais a newsletter.