Se não conseguir ler este email, carregue aqui para abrir no seu browser.
28 de março de 2024
Text
 
Text

À conversa com…

À conversa com…

Mensagem de Natal do Presidente da AFPLP

Text
Por ocasião desta quadra festiva desejo a todos os farmacêuticos e respetivas famílias um Feliz Natal e que 2022 represente a esperança de melhores tempos.

Nesta ocasião, tão propícia a balanços, quero sublinhar que foi cumprido o compromisso assumido de estabelecer uma base e um novo rumo para um funcionamento contínuo, com maior dinâmica e de promover o reforço da relevância da profissão farmacêutica nos Países Membros da AFPLP.

Dando seguimento ao planeado em 2020, foram iniciados diferentes projetos em linha com os objetivos estratégicos estabelecidos, designadamente: (1) criar condições para a sustentabilidade a longo prazo, (2) reforçar e desenvolver a intervenção do farmacêutico através da formação profissional pós-graduada, (3) promover apoio técnico, regulamentar e científico e (4) fortalecer a presença e representatividade institucional.

Os resultados mais imediatos são indiscutíveis: mais de 500 participantes em cerca de 70h de eventos formativos (webinars ou cursos), relações institucionais e parcerias estabelecidas com diversos intervenientes onde destacamos a FIP, a CPLP, e Universidades que ensinam Farmácia e a disponibilização de documentos em português promovendo a sua divulgação e apropriação.

Apesar das dúvidas, das dificuldades e dos desafios, os farmacêuticos continuarão, como sempre, a cuidar da saúde das pessoas, garantindo o acesso a medicamentos e outros cuidados de saúde em todos os países que integram a AFPLP.

Por seu lado, a AFPLP continuará a ter como principal objetivo a cooperação e o estímulo da relação de proximidade entre as instituições e os profissionais dos países que integram a AFPLP.

A cada um de vós endereço votos de um ano de 2022 com mais saúde e pleno de realizações pessoais e profissionais.



Helder Mota Filipe

Presidente da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa 2019-2021
 
Text

Eventos nos países da AFPLP

Text

MOÇAMBIQUE
Eventos nos países da AFPLP

Tânia Sitoie empossada como Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Medicamentos

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, empossou a Presidente de Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Medicamentos, Dra Tânia Vuyeya Sitoie, recentemente criada. Sobre as expetativas em relação à intervenção da ANARME, Carlos do Rosário destaca o combate à circulação de medicamentos falsificados no país.
Text

CABO VERDE
Eventos nos países da AFPLP

Semana Internacional da Segurança do Medicamento em Cabo Verde

A Semana Internacional da Segurança do Medicamento (SISM, em inglês Med Safety Week) decorreu de 01 a 07 de novembro, com diversas atividades promovidas pela Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e a participação da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV).

A SISM compreende um evento internacional promovido pelo Uppsala Monitoring Centre (UMC), o centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) que gere o Programa Mundial de Monitorização de Reações Adversas a Medicamentos.

Em 2021, as celebrações ocorreram sob o lema “Por vacinas mais seguras”, com o objetivo de incentivar a população a identificar e a notificar reações adversas a medicamentos, divulgar informações sobre como pode ser feita a notificação de reações adversas, educar sobre o uso seguro de medicamentos e ainda, aumentar a consciencialização sobre os processos de Farmacovigilância e a existência de Centros Nacionais de Farmacovigilância.

Em apoio à celebração, a OFCV marcou presença nas diversas atividades de informação e sensibilização da população para a importância de notificar efeitos adversos ou problemas com medicamentos e vacinas. No dia 02 de novembro, a Dra. Cecília Semedo participou na cerimónia de abertura da Semana Internacional, em representação da OFCV. Já no dia 03 de novembro, o webinar com o tema "Infodemia: mitos e verdades sobre as vacinas contra a COVID-19" contou com a presença de vários farmacêuticos membros da OFCV e no dia 04 de novembro a Bastonária da OFCV, Dra. Marcília Baticy Fernandes, a Presidente do Conselho Diretivo Regional (CDR), Dra. Vanilde Lopes. e a Vice-Presidente do CDR, Dra. Vanina Gertrudes, prestigiaram o Encontro com operadores do setor farmacêutico da ilha de São Vicente.

Além disso, a OFCV recorreu aos seus canais eletrónicos para apoiar a divulgação das atividades e conteúdos produzidos pela ERIS, entidade promotora da celebração no país.

 

Text

ANGOLA
Eventos nos países da AFPLP

Ordem dos Farmacêuticos de Angola comemora dia do Farmacêutico

A Ordem dos Farmacêuticos de Angola promoveu comemorações por ocasião do Dia Internacional do Farmacêutico, que se comemora no mundo inteiro a 25 de setembro. O Evento teve como objectivo a comemoração do dia Internacional dos Farmacêuticos sob o tema "FARMÁCIA: Suporte para sua Saúde" que foi o tema proposto pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP).

No evento participaram profissionais e estudantes de farmácia, tendo sido contabilizados mais de 200 presentes.

A Actividade em massa decorreu no Município do Cazenga na Província de Luanda.
Text

Eventos nos países da AFPLP

Projeto BERC-Luso organiza Estágio intensivo na CEIC e INFARMED. I.P.

O estágio do Projecto BERC-Luso, com o tema “Investigação Biomédica e Ensaios Clínicos: Capacitação Regulamentar e Ética”, irá decorrerá de 12 a 18 de Setembro, em Lisboa, na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED) e na Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC).


Este estágio consiste num projecto de formação prática de 6 dias, num total de 50 horas de contacto. O programa pode ser consultado no link abaixo.


O estágio decorrerá em sistema presencial, garantindo todas as precauções e restrições no âmbito do controlo da pandemia contra a COVID-19.


Programa: descarregar

Text

ANGOLA
Eventos nos países da AFPLP

Angola aprova Lista Nacional de Medicamentos Essenciais

Foi publicado em Diário da República de 16 de setembro o diploma que aprova a Lista Nacional de Medicamentos Essenciais (LNME).

De acordo com o diploma, a LNME deve ser usada em toda a atividade farmacêutica do Sistema Nacional de Saúde e em todo o território nacional. A lista destina-se a fortalecer e harmonizar o processo de seleção, aquisição, distribuição, prescrição, dispensa, produção local e doação de medicamentos aos diferentes níveis assistenciais do Sistema Nacional de Saúde.
Text

CABO VERDE
Eventos nos países da AFPLP

Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde realiza sessões informativas sobre o “Uso Racional de Medicamentos”.

Enquadradas na celebração do Dia Mundial do Farmacêutico, comemorado a 25 de setembro de 2021, as sessões de sensibilização decorreram em vários pontos do país, com a participação de farmacêuticos.

Realizadas em parceria com as associações, escolas, unidades locais de saúde as sessões têm o intuito de promover uma maior consciencialização da população para o uso consciente de medicamentos, além de difundir o papel da profissão farmacêutica na comunidade, através da realização de atividades informativas juntamente com os parceiros.

Refira-se que em Cabo Verde, o artigo 53° dos Estatutos da OFCV, publicados na Lei n° 87/VIII/2015, incorpora o “dever de proteção e de preservação da saúde pública”, informando que “como agente de saúde, o farmacêutico tem a obrigação de colaborar ativamente com os serviços públicos e privados nas iniciativas tendentes à proteção e preservação da saúde pública” e “sempre que as circunstâncias o exijam o farmacêutico deve atuar particularmente como agente de saúde para a divulgação de conhecimentos de higiene e salubridade”.
Text

SÃO TOMÉ E PRINCIPE
Eventos nos países da AFPLP

São Tomé e Príncipe cria curso de Farmácia

A AFPLP prestou durante o ano de 2021 apoio técnico ao Instituto Vitor Sá Machado da Universidade de São Tomé e Príncipe, com o objetivo de consolidar o plano curricular do Curso de Farmácia nesta Universidade.

As inscrições para o Curso de Farmácia decorreram entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2021. As aulas arrancaram no final de setembro, em regime de Manhã e Tarde.

Este é o primeiro curso na área das Ciências Farmacêuticas que São Tomé e Príncipe acolhe, tornando-se assim no 6° país membro da AFPLP a constituir Ensino Pré-Graduado na área da Farmácia e das Ciências Farmacêuticas, juntando-se assim a Portugal, Brasil, Moçambique, Angola e Cabo Verde.
 
Text

A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

Text

CABO VERDE
A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

OFCV elabora e implementa o Projeto “Roteiros Farmacêuticos”

Com o objetivo de conhecer in loco o trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos das farmácias cabo-verdianas públicas e privadas, em 2019, a Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV) elaborou e implementou o Projeto “Roteiros Farmacêuticos”.

Neste quadro, entre os dias 2 e 5 de novembro de 2021, 8 farmácias privadas e 3 farmácias públicas das ilhas de São Vicente e Santo Antão, receberam a visita oficial da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV), Dra. Marcília Baticy Fernandes, acompanhada da Presidente do CDR, Dra. Vanilde Lopes e da Vice-Presidente do CDR, Dra. Vanina Gertrudes.

Leia a notícia completa aqui.
Text

ANGOLA
A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

Regulamento sobre Farmacovigilância aprovado em Angola

Foi publicado em Diário da República de 14 de outubro o diploma que aprova as regras para exercício da atividade de Farmacovigilância de medicamentos de uso humano, medicamentos tradicionais, derivados de sangue e produtos de saúde, realizadas pelo Sistema Nacional de Farmacovigilância, em Angola.
Text

A intervenção farmacêutica e a saúde no espaço lusófono

OMS disponibiliza formação on-line sobre cólera em português

A cólera é uma infeção diarreica aguda causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Este curso providencia uma introdução geral à cólera e é dirigido aos profissionais que responde a surtos em emergências complexas ou em contextos onde as infraestruturas básicas ambientais foram danificadas ou destruídas.

Inscrições gratuitas em Cólera: Introdução | OpenWHO

Leia mais aqui.
 
Text

Atualidade da Associação

Text

Atualidade da Associação

AFPLP faz balanço positivo das atividades durante o ano de 2021

Dando seguimento ao planeado em 2020, através da aprovação dos instrumentos de gestão designadamente o Plano Estratégico quinquenal e o Plano de Atividades 2020-2021, iniciou-se a realização de diferentes projetos. Estes foram elaborados em torno dos objetivos estratégicos, designadamente de (1) criar condições para a sustentabilidade a longo prazo, (2) reforçar e desenvolver a intervenção do farmacêutico através da formação profissional pós-graduada, (3) promover apoio técnico, regulamentar e científico e (4) fortalecer a presença e representatividade institucional.

No quadro da sustentabilidade, consolidou-se o funcionamento estabelecido em 2020, deu-se início à implementação dos instrumentos de gestão aprovados e ao processo de mobilização de parcerias para suporte financeiro e institucional.

No que refere à formação foram disponibilizados diferentes conteúdos de capacitação através de webinars gratuitos, realizados em parceria com a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) que envolveram mais de 400 participantes ao longo de mais de 30 horas. Adicionalmente, foi promovido um curso de virologia clínica, com mais de 70 participantes, com a duração de 30h, tendo sido ambos creditados pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal. Por fim, foi realizado um estágio de verão estudantil com a duração de 3 semanas por proposta da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Em termos de apoio técnico, regulamentar e científico, foram traduzidos e/ou disponibilizados diversos recursos técnicos, nomeadamente, documentos elaborados pela FIP para apoio ao exercício profissional em farmácia comunitária no quadro da pandemia por COVID-19, o manual para farmacêuticos sobre Prevenção, controlo, gestão e tratamento de doenças transmitidas por vetores e as Normas Conjuntas FIP/OMS para as Boas Práticas de Farmácia. Foi promovida a recolha de informação referente ao exercício farmacêutico no quadro da pandemia para preparação do Observatório Farmacêutico da AFPLP. De salientar, o apoio técnico na consolidação do plano curricular do Curso de Farmácia do Instituto Vitor Sá Machado da Universidade de São Tomé e Príncipe.

No âmbito do reforço da representatividade institucional da AFPLP destacamos a aprovação da AFPLP enquanto membro Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), as ações conjuntas com a Federação Internacional Farmacêutica (FIP), a dinamização das publicações no site e o lançamento das redes sociais designadamente o Facebook, LinkedIn e canal do YouTube.

Em resumo, apesar dos constrangimentos decorrentes da pandemia por COVID-19, a AFPLP considera que o balanço é muito positivo. Mantém-se assim, mais relevante que nunca, o propósito de promover a aproximação entre os farmacêuticos, um melhor serviço farmacêutico para as pessoas e uma contribuição para o reforço dos sistemas de saúde.
Text

Atualidade da Associação

Assembleia Geral da AFPLP reúne em Lisboa e em formato virtual

A Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguese (AFPLP) esteve reunida em Assembleia Geral no dia 3 de novembro, em formato virtual, online, com a participação de representantes dos sete países membro. Esta foi a segunda Assembleia Geral em formato virtual do mandato dos órgãos sociais da associação, agora presidida pelo farmacêutico português Helder Mota Filipe. O tema central do encontro prendeu-se com a resposta à pandemia de COVID-19, com os delegados a fazerem um ponto de situação sobre a evolução da pandemia nos seus países.

Fez parte da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral a apresentação do Relatório de Atividades do ano 2021, assim como a discussão e aprovação da proposta de Pplano de Atividades e Orçamento para 2022.

Os delegados apresentaram a situação da profissão nos respetivos países, evidenciando as principais alterações à prática farmacêutica ao longo do último ano, principalmente relacionadas com o impacto da pandemia de covid-19 nestes países lusófonos.


No final da reunião, foi ainda aprovada a moção para adiamento, por um período de 6 meses, do Calendário eleitoral dos Órgãos sociais da AFPLP para o biénio 2021-2023, tendo sido marcada a próxima Assembleia Geral Eleitoral para o primeiro semestre de 2022.



Mais informações em www.afplp.org
Text

Atualidade da Associação

AFPLP assina protocolo de colaboração com o IHMT

A Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa – AFPLP, representada pelo Presidente Professor Doutor Helder Mota Filipe, estabeleceu um protocolo de colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical – IHMT, representado pelo Diretor Professor Doutor Filomeno Fortes.

Leia mais aqui.

Text

Atualidade da Associação

AFPLP torna-se Observador Consultivo da CPLP

Na XXVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros (ROCM) da CPLP, realizada a 16 de julho corrente, em Luanda, foi aprovada a candidatura da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) à categoria de Observador Consultivo da CPLP.

Num comunicado à AFPLP feito pela Representante Permanente de Portugal junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Embaixadora Maria Rita Ferro, foi dado a conhecer a decisão relativa a este processo.

A Representação Permanente de Portugal junto da CPLP felicitou a Associação e congratulou-se com a atribuição da mencionada categoria.

Mais informações aqui.
Rua Marechal Saldanha, 1
1249-069 Lisboa
Portugal
Text
Tel: +351 935 010 490
E-mail: geral@afplp.org
AFPLP.
Não receber mais a newsletter.