20 de dezembro de 2022 | Lusofonia
As equipas das farmácias comunitárias em Portugal são reconhecidas como intervenientes ativos no combate às desigualdades, contribuindo de forma determinante para a promoção da Saúde Pública, prevenção e controlo da doença, promoção da literacia das pessoas e prestação de serviços de saúde, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Durante a pandemia, as equipas das farmácias estiveram sempre na linha da frente, colocando toda a sua capacidade ao serviço do país e das pessoas. O contributo para a estratégia nacional de testagem foi determinante para a contenção e controlo da infeção, permitindo uma retoma progressiva do quotidiano e da economia.
O serviço profissional de testagem rápida de antigénio COVID-19 nas farmácias comunitárias foi um dos pilares da sua intervenção em 2022, sendo que estiveram envolvidas mais de 1.500 farmácias, distribuídas por todo o território nacional. Foram realizados mais de 13 milhões de testes até final de setembro de 2022. Este serviço nas farmácias foi reconhecido no âmbito da estratégia nacional de testagem à COVID-19, tendo tido comparticipação pública pelo Estado e Autarquias.
Os resultados obtidos demonstram que a inclusão das farmácias permitiu preencher lacunas geográficas e socioeconómicas na cobertura do território nacional e reduziu as desigualdades no acesso à testagem. Esta intervenção das farmácias foi distinguida na categoria de Cuidados de Saúde centrados no Cidadão com o Prémio Saúde Sustentável e galardoado projeto do ano com o Prémio Almofariz.
No decorrer do ano de 2022, foi lançada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF) uma nova plataforma digital das Farmácias Portuguesas, com novas funcionalidades e uma experiência melhorada da jornada das pessoas.
Nos últimos meses, a ANF deu também início à dinamização de um processo de reflexão designado por “Livro Branco das Farmácias Portuguesas”, com o objetivo de consensualizar a visão sobre o posicionamento das farmácias comunitárias, auscultando os stakeholders relevantes para o seu desenvolvimento.
No contexto da discussão do Orçamento do Estado para 2023, a ANF apresentou aos partidos políticos com representação parlamentar um conjunto de propostas que visam contribuir para o reforço da intervenção das farmácias comunitárias na jornada de saúde das pessoas. Estas propostas incluem, entre outras, um modelo de dispensa de proximidade, a renovação da terapêutica crónica em farmácia comunitária, a integração das farmácias comunitárias na estratégia nacional de testes de rastreio ou a revisão do regime de incentivos à dispensa de medicamentos genéricos.
Serviço TRAg de Uso Profissional
Dispensa em Proximidade de Medicamentos Hospitalares
23 de maio de 2025 | Notícias
10 de março de 2025 | Notícias
18 de fevereiro de 2025 | Notícias
18 de fevereiro de 2025 | Notícias
16 de fevereiro de 2025 | Notícias
12 de fevereiro de 2025 | Notícias